Blog Fusões e Aquisições – Abril, 2013
A E-Consulting apresentou uma pesquisa que indica que o comércio eletrônico no Brasil deve movimentar cerca de R$ 43,3 bilhões em 2013, registrando um crescimento de 26% em relação ao ano anterior.
O cálculo é baseado no Índice do Varejo Online (VOL), a soma trimestral dos volumes de transações online de automóveis, turismo e bens de consumo através de lojas virtuais.
O estudo revela, que entre as três categorias que compõem o índice, o turismo é uma das classes mais promissoras, pois tem a estimativa de crescer em 31% durante todo o ano.
Entre os principais fatores que têm impactado no crescimento deste setor estão o aumento do poder aquisitivo das classes C e D, programas de estímulo ao turismo interno no Brasil por parte do Governo Federal, além do crescimento do volume de viagens de negócios.
Já a categoria bens de consumo online deve representar um crescimento de 27,3%. O destaque fica por conta do aumento da participação de itens de maior valor agregado, como eletrônicos e eletrodomésticos.
O setor de automóveis, que envolve transações de carros, motos e peças, deve registrar uma taxa de crescimento de 20,6%.
Medido há dez anos, o cálculo do VOL, inclui em sua soma a potencialização do e-commerce B2C nas modalidades tradicional, mobile-commerce, social commerce e compras coletivas, além do C2C. Por Juliana de Brito
Fonte: Baguete 29/04/2013