Portal iMaster – Maio, 2013
Um levantamento da E-Consulting apontou que, segundo o Índice do Varejo Online (VOL) – soma trimestral dos volumes de transações online de automóveis, turismo e bens de consumo através de lojas virtuais –, o comércio eletrônico no Brasil deve movimentar aproximadamente R$ 43,3 bilhões em 2013, registrando um crescimento de 26% em relação ao ano anterior.
De acordo com o estudo, entre as três categorias que compõem o índice, o turismo é uma das classes mais promissoras, pois tem a estimativa de crescer em 31% durante todo o ano. Entre os principais fatores que têm impactado no crescimento desse setor estão o aumento do poder aquisitivo das classes C e D, os programas de estímulo ao turismo interno no Brasil por parte do Governo Federal e o crescimento do volume de viagens de negócios.
Já a categoria bens de consumo online deve representar um crescimento de 27,3%. O destaque fica por conta do aumento da participação de itens de maior valor agregado, como eletrônicos e eletrodomésticos. Umas das razões que tem facilitado a aquisição de produtos mais caros é a disseminação das práticas de financiamento ao consumo online feitas por grande parte das operações de e-commerce.
Por fim, está o segmento de automóveis, que envolve transações de carros, motos e peças. A categoria deve registrar uma taxa de crescimento de apenas 20,6%. Elementos como maturidade e forte crescimento nos últimos anos são vistos como as causas consequentes para o setor apresentar uma evolução menos expressiva se comparada às demais subcategorias.
“Vale ressaltar que com a facilidade de acesso ao crédito sendo uma realidade no mercado de e-commerce, o número de consumidores online deve aumentar em 16% neste ano, representando 37 milhões de e-consumidores. Já o volume de internautas terá um incremento mais refreado, de 1,43%, o que contabiliza para um total de 85 milhões de pessoas acessando as redes”, prevê Daniel Domeneghetti, sócio-fundador da E-Consulting.
Medido há dez anos, o cálculo do VOL, inclui em sua soma a potencialização do e-commerce B2C (do inglês, Business to Consumer) nas modalidades tradicional, mobile-commerce, social commerce e compras coletivas, além do C2C (do inglês, Consumer to Consumer).