O Globo, Agosto, 2011
SÃO PAULO – No primeiro semestre deste ano, as empresas brasileiras movimentaram R$ 620,3 bilhões na internet. O valor é 10,22% superior a do mesmo período do ano passado, segundo a consultoria E-Consulting, especializada em tecnologias da informação (TI).
O indicador B2BOL (business-to-business online) inclui tanto as compras feitas por empresas em sites abertos quanto transações realizadas em sistemas integrados entre companhias e seus fornecedores. Os produtos negociados vão de materiais de escritório a insumos de grandes fabricantes, como chapas de aço.
O maior crescimento ocorre em transações fechadas entre empresas e seus fornecedores, segundo o sócio-fundador da E-Consulting e coordenador do estudo, Daniel Domeneghetti. Nesse caso, na hora de fazer uma encomenda, a internet substitui os meios tradicionais, como o telefone.
“Na medida em que a economia foi se fortalecendo, a integração digital da cadeia cresceu. De dois anos para cá, o que era um jogo de grandes empresas passou a incluir as micro e pequenas”, diz Domeneghetti.
Em 2010, as transações on-line entre empresas somaram R$ 948 bilhões, segundo a E-Consulting, em um avanço de 21% com relação a 2009. A expectativa para este ano é que os negócios somem R$ 1,13 trilhão.