Quem Gera mais Valor?

Portal Cliente SA  – Janeiro, 2014

 

Pesquisa revela ranking de cinco empresas que mais se destacaram com seus stakeholders em 2013

O Google (nota 8,11), TV Globo (8,04), Facebook (8,01), Uol (7,97) e Sky (7,41) foram as empresas que mais geraram valor em 2013 a partir da interação com seus diferentes públicos, segundo o ranking Mais Valor Produzido, MVP – Mídia e Internet, da consultoria DOM Strategy Partners. “O objetivo é ir além das questões de audiência e popularidade dos veículos de comunicação. A ideia é entender como o mercado midiático dialoga, constrói e mantém a sua capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e indicadores, que reverberam em credibilidade, imagem positiva e eficácia de seu motor competitivo”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders.

A partir da premissa do conceito EVM, as principais companhias de mídias e internet passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.

Para chegar ao resultado final, o estudo avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.

Compartilhe este artigo

Newsletter

Junte-se a mais de 150.000 gerentes de marketing que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de mídia social diretamente em sua caixa de entrada.