Dino – Janeiro, 2014
Com média geral de 2.7, em uma escala de 1 a 5, o estudo demonstra que é considerada regular a forma como são criados os sites brasileiros
O estudo da E-Consulting aponta que a pontuação mais alta foi de 3.75 e foi conquistada pelo Itaú-Unibanco
Uma pesquisa para determinar o ranking das empresas com os melhores sites brasileiros em autosserviço revelou uma informação preocupante: é avaliada como regular a maneira como as plataformas digitais foram desenvolvidas, este ano, no Brasil. Produzido pela E-Consulting, o estudo aponta que a pontuação mais alta foi de 3.75 e foi conquistada pelo Itaú-Unibanco.
Considerando somente os sites transacionais como, por exemplo, bancos, e-commerce, seguradoras e não os sites informativos, a pesquisa considerou oito critérios essenciais para a análise. São eles: usabilidade; acessibilidade ao conteúdo; resolutividade / suporte à decisão; colaboração do usuário; integração entre usuários; confiabilidade e funcionalidades de autosserviços e atendimento / integração com SAC / SAC Online. “Não avaliamos o quesito reclamação, mas buscamos entender e mostrar o que faz de um site uma boa ferramenta de relacionamento por meio da capacidade dele oferecer uma navegação simples, inteligível, lógica e amigável ao cliente”, explica Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e varejo.
Metodologia: a pesquisa contou com a participação de 20 internautas, que visitaram os 65 sites avaliados durante 60 dias (de agosto a outubro de 2013) e examinaram todos os critérios continuamente, atribuindo notas a cada um deles. As médias dos resultados apontados pelos usuários geraram os resultados finais.
Meir chamou atenção também para as baixas pontuações nos critérios integração e colaboração entre os usuários. “Alguns sites até disponibilizam links para as redes sociais, mas não existe uma preocupação em operacionalizar relacionamentos mais profundos e intensos, fóruns ou qualquer outro tipo de interação. As redes sociais são ‘apartadas’ dos sites como se fossem entidades separadas”, afirma o especialista.
Confira abaixo os 10 primeiros colocados no ranking dos melhores sites brasileiros em autosserviço:
Empresas Pontuação
Itaú-Unibanco 3.75
Extra 3.625
Pão de Açucar 3.625
Netshoes 3.5
VIVO 3.5
Americanas 3.375
Livraria Cultura 3.375
Magazine Luiza 3.375
Azul 3.25
Decolar.com 3.25