Acontecendo Aqui, Agosto, 2011
Estudo do Grupo ECC, em parceria com a E-Consulting, avaliou a presença online das 121 maiores empresas do país.
Os clientes agora são parte ativa no processo de consolidação de uma marca, as mídias sociais acabaram com qualquer dúvida que se podia ter sobre quem as constrói – as pessoas. Afinal, as marcas não são as propagandas, produtos ou empresas, as marcas são o sentimento das pessoas em relação às mesmas e não o que o marketing diz que elas são, são sim, o que as pessoas estão falando.
Um estudo realizado no Brasil de março a julho de 2011 pelo Grupo ECC, em parceria com a E-Consulting avaliou a presença online das 121 maiores empresas do país. A pesquisa avalia a probabilidade de as mensagens, temas e marcas das empresas estarem sendo discutidas, consumidas ou compartilhadas nas redes sociais, medindo a força das companhias nesses meios.
As mídias sociais analisados para estruturar o ranking foram Facebook, Orkut, Twitter, YouTube, resultados no Google, seguidores no LinkedIn, total de reclamações no canal Reclame Aqui e menções no SocialMention.
Ranking das empresas com maior presença nas redes sociais:
#Empresa
1 Coca-cola
2 Google
3 Apple
4 Fiat
5 Natura
6 Ford
7 Volkswagen
8 Nokia
9 TV Record
10 IBM
11 Petrobras
12 Microsoft
13 Toyota Automóveis
14 Motorola
15 TAM
Fonte: Acontecendo Aqui