IT Fórum 365 / Noticias, Fvereiro, 2020
A consultoria E-Consulting divulgou o estudo A Transformação Digital no Brasil 2019, sobre o impacto da transformação digital no setor financeiro brasileiro.
O levantamento mede o ritmo da maturidade digital de bancos tradicionais, fintechs e empresas que atuam com serviços financeiros e meios de pagamento. Para criar esse modelo de “régua”, foram entrevistados 847 CEOs, CIOs e CMOs.
O Nubank foi a marca com iniciativas digitais mais maduras entre os indicados, sendo classificado com nota 8,11. A fintech foi citada pelos executivos, principalmente, por “romper rupturas de inovação dentro um setor tradicional como os bancos.”
Nas entrevistas, a companhia ganhou destaque na transformação digital pelas tecnologias combinadas que criam a experiência do cliente, que são levados para o centro da decisão.
Segundo Daniel Domeneghetti, coordenador do estudo e CEO da E-Consulting, o uso de inteligência artificial “ajuda a escalar a operação sem perder a qualidade do atendimento ao cliente”.
Já no caso dos bancos tradicionais, o Santander foi o mais citado pelos executivos. A nota do banco foi 8,03. Em serviços financeiros, a Stone foi a mais lembrada no ranking de maturidade em transformação digital, alcançando a nota 8,07.
As mais lembradas
A E-Consulting avaliou os seguintes atributos para atingir os resultados: ofertas digitalmente nativas; ações estratégicas inovadoras; jeitos de trabalhar; multicanais próprios; posicionamento e cultura digital.
Foi destacada uma lista com as 14 empresas mais lembradas pelos executivos, separadas por área de atuação. O ranking completo, e as respectivas notas, pode ser conferido a seguir.
- Nubank (fintechs): 8,11
- Stone (serviços financeiros): 8,07
- Original (fintechs): 8,05
- Youse/Caixa (fintechs): 8,05
- XP Investimentos (serviços financeiros): 8,03
- Santander (banco): 8,03
- Itaú-Unibanco (banco): 8,01
- PagSeguro (serviços financeiros): 8,01
- Bradesco (banco): 8
- Serasa Experian (serviços financeiros): 7,99
- B3 (serviços financeiros): 7,96
- Banco do Brasil (banco): 7,83
- Caixa (banco): 7,79