IMasters, Outubro, 2011
Até o final de 2011, os negócios com Business Intelligence no Brasil deverão aumentar 16,6%. As projeções são da pesquisa realizada pela E-Consulting Corp., que estima que esse mercado movimentará R$ 476 milhões no país até dezembro. Até 2014, a consultoria projeta que a receita do setor alcançará 748 milhões de reais, com expansão superior a 57%.
Segundo a consultoria, o segmento de BI está entre os poucos segmentos da TI que têm crescido a taxas superiores a dois dígitos no país. Nos últimos três anos, o mercado brasileiro de BI faturou R$ 1,07 bilhão, o que representa um crescimento de 33% no período.
O sócio fundador da E-Consulting, Daniel Domeneghetti, constata que o uso de BI é cada vez mais o tema central nas ofertas de TI, por sua forte correlação com o negócio. As análises mostram que os players do mercado têm feito diversas aquisições e em suas mensagens de marketing global é possível prever o surgimento do BI como uma das aplicações mais relevantes para os próximos anos.
Domeneghetti observa que a informação pronta para o uso, no formato e no ambiente ideal é um diferencial perseguido pelas empresas. “Conhecimento de valor é aquele que possibilita decisões relevantes. O histórico de performance da companhia, seus produtos e serviços, bem como as informações gerenciais, de mercado e forecasts relevantes precisam, cada vez mais, compor o painel de decisão dos executivos”, ressalta.
O executivo acredita que para isso acontecer, as informações precisam ser inteligíveis e úteis. “Hoje as empresas possuem uma infinidade de dados em seus sistemas, mas pouca informação efetivamente de valor é extraída e beneficiária. E olha que a demanda por tratamento de dados não estruturados a incorporação de conhecimentos externos à companhia, como o advindo das redes sociais, só agora está ganhando pequena relevância”, completa.
Fonte: IMasters