Estudo da E-Consulting revela os investimentos em TI no País para 2010

Realizado anualmente, o Estudo “Investimentos em TI Brasil” aponta que o total nacional em gastos com TI deve crescer 12,7%, chegando em R$ 55,8 Bi

São Paulo, Fevereiro de 2010 – A E-Consulting Corp., Boutique de Projetos líder na criação, desenvolvimento e implementação de estratégias competitivas e serviços profissionais em TI, Internet, Contact Center, Mídia e Telecom para grandes corporações, apresenta os resultados do Estudo “Investimentos em TI Brasil”, realizado anualmente que prevê o montante a ser investido no Brasil nas três principais categorias que envolvem a área de Tecnologia da Informação – Software, Hardware e Serviços de TI – nos setores público e privado.

Estudo revela que em 2010, no total, serão investidos em torno de R$ 55,89 Bi, contra os R$ 49,2 Bi de 2009, valor 13,4% superior.

O setor financeiro deve ser responsável por perto de R$ 17 bilhões, enquanto o Governo deverá responder por algo entre R$ 12 e R$ 15 bilhões deste montante, porém com concentração no 1º. Semestre, em função do calendário eleitoral (o valor definitivo do Governo será apresentado no estudo anual “A TI e o Setor Público”, publicado anualmente no mês de Março).

Com um crescimento de 14% em relação ao ano passado, o setor de Serviços representará em 2010 a maior fatia dos investimentos em TI, onde serão investidos R$ 23,83 Bi, que representam 43% do total dos gastos.

“Isso se deverá principalmente à retomada de investimentos na implementação/finalização dos projetos e das  soluções adquiridas nos últimos anos. Além disso, a necessidade otimização da infra-estrutura advindos de projetos ligados à virtualização, SOA, ITaaS, TI Verde e Cloud, também contribuirão para o aumento nos investimentos em hardware e infra-estrutura. As empresas deverão se preparar para as novas tendências em estruturas e modelos de gestão e operação de TI, assim como padrões de Governança e Compliance com Negócio e à Efetiva Mensuração do Valor Gerado por TI”, explica Daniel Domeneghetti, sócio-fundador da E-Consulting Corp., empresa do Grupo ECC, e coordenador do TechLab, unidade do Grupo focada em estudos e pesquisas em TI, Telecom, Mídia, Internet e Call Center, responsável pelo presente estudo.

Tendências complementares como Web 2.0, mobilidade e convergência (e toda decisão de escolhas de padrões, modelos e plataformas por trás disso) também estarão na agenda dos CIOs.

Já os investimentos em Software, prevê a E-Consulting, deverão chegar este ano a algo perto de US$ 10,77 bilhões e em Hardware e Infra-Estrutura algo em torno de R$ 21,29 Bi, representando 38% e 19% do montante, respectivamente.

“A indústria brasileira de software é reconhecida pela forte atuação no mercado de aplicativos (ERP, CRM, Internet entre outros), e também por produzir excelentes soluções empresariais para o nosso forte parque industrial e setor de serviços, em especial aqueles ligados aos segmentos financeiro, automotivo, de varejo e telecomunicações”, afirma Domeneghetti.

“No mundo do hardware e da infra-estrutura, mesmo com o déficit comercial histórico gerado pelas importações de componentes eletrônicos, o desenvolvimento do setor de hardware e periféricos tem sido de fundamental importância para o desenvolvimento de nosso nível de digitalização como indivíduos, empresas e nação. Em 2007 foi o primeiro ano que a venda de PCs superou a de TVs e, assim como os celulares, esse número não parou mais de crescer. O ponto de atenção para o setor está nos caminhos que o mercado seguirá em termos de convergência digital, principalmente se considerarmos a imensa base de celulares disponível e a evolução da operação da TV Digital no país”, analisa Domeneghetti.

América Latina 

Segundo a E-Consulting, os investimentos em TI na América Latina, que totalizaram R$ 95,3 bilhões em 2009, deverão atingir R$ 105,2 Bi (crescimento médio de 10,38%), que faz o Brasil representar praticamente 53% de toda região.

Sobre a E-Consulting Corp. (www.e-consultingcorp.com.br)

A E-Consulting® Corp., empresa do Grupo ECC, é uma Boutique de Projetos e Conhecimento 100% brasileira, especializada nos setores e práticas de TI, Internet, Mídia, Telecom e Contact Center. Líder na criação, desenvolvimento e implementação de estratégias e serviços profissionais em TI, E-Business e Comunicação Digital, a empresa atua no tripé Consultoria de Negócios, Análise e Desenvolvimento Tecnológico e Comunicação 360o., desenvolvendo projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias, associadas às metodologias golden-standard de mercado. Formada por aproximadamente 90 profissionais multidisciplinares, com vasta experiência em bancos de investimentos, agências de publicidade, empresas de consultoria e tecnologia, seu modelo de negócios e atuação reúne somente clientes preferenciais, parcerias duradouras, metodologias comprovadas, experiências únicas, serviços exclusivos, atendimento personalizado e foco em resultados.

Compartilhe este artigo

Newsletter

Junte-se a mais de 150.000 gerentes de marketing que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de mídia social diretamente em sua caixa de entrada.