Epóca Negócios, Agosto, 2011
Entender a web 2.0, que se pauta pela interatividade com os leitores, não é uma tarefa tão fácil. Muitas empresas ainda pecam ao considerar as redes sociais como spam ou a utilizá-las como uma forma de controlar ou censurar os seus clientes.
A empresa que melhor compreendeu as redes sociais no Brasil e teve a presença mais forte na web no 1º trimestre de 2011 foi a Coca-Cola, de acordo com um estudo realizado pelo Grupo ECC, em parceria com a E-Consulting.
Mesmo com todo o seu conhecimento sobre internet, o Google ficou em segundo lugar, seguido pelaApple, Fiat e Natura. O ranking avaliou a presença, a atuação e a captação das 121 maiores empresas do país. O estudo avalia a probabilidade de as mensagens, temas e marcas das empresas estarem sendo discutidas, consumidas ou compartilhadas nas redes sociais, medindo a força das companhias nesses meios.
Os canais analisados para compor esse ranking foram Orkut, Twitter, YouTube, Facebook (pessoas que curtiram o canal), resultados no Google, seguidores no LinkedIn, total de reclamações no canal Reclame Aqui e menções no SocialMention.
Os resultados do estudo indicam que um comportamento eficiente para se ter nas redes sociais é não presumir que os consumidores têm um perfil homogêneo e assumir causas e bandeiras. Investir em projetos, pessoas e infraestrutura se mostrou essencial para o sucesso nas redes.
Não ignorar o consumidor é outra dica importante. As pessoas irão falar sobre a empresa e suas marcas, e aprender a lidar com isso pode ser um trunfo.
Ranking das empresas com presença mais forte nas redes sociais |
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Colocação | Empresa | |||
1 | Coca-cola | |||
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3 | Apple | |||
4 | Fiat | |||
5 | Natura | |||
6 | Ford | |||
7 | Volkswagen | |||
8 | Nokia | |||
9 | TV Record | |||
10 | IBM | |||
11 | Petrobras | |||
12 | Microsoft | |||
13 | Toyota Automóveis | |||
14 | Motorola | |||
15 | TAM | |||
Fonte: E-consulting
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