Portal Profissional & Negócio – Janeiro, 2014
Pesquisa aponta que Google e TV Globo lideram o ranking
A DOM Strategu Partners desenvolveu um ranking MVP (Mais Valor Produzido) – Mídia e Internet, com as empresas que mais conseguem gerar e proteger valor, não apenas interno, mas também para clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade.
As cinco empresas que mais produziram valores para seus stakeholders em 2013 foram a Google, TV Globo, Facebook, UOL e Sky, a partir da interação com seus diferentes públicos. Para chegar ao resultado final, o estudo avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, entre outros.
“O objetivo do MVP é ir além das questões de audiência e popularidade dos veículos de comunicação. A ideia é entender como o mercado midiático dialoga, constrói e mantém a sua capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e indicadores, que reverberam em credibilidade, imagem positiva e eficácia de seu motor competitivo”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
A consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas é agregado ou materializado em função da percepção de valor dos stakeholders. A partir disso, as principais companhias de mídias e internet passaram por uma avaliação de acordo com suas performances em relação aos tangíveis e intangíveis.
O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Confira o resultado:
Google – 8,11TV Globo – 8,04
Facebook – 8,01
UOL – 7,97
Sky – 7,41