linha de serviços de Research especializado da E-Consulting Corp. é tradicionalmente reconhecida por clientes, especialistas e pela imprensa dedicada aos setores e temas que cobrimos (veja resultados da pesquisa no Google).
Se você faz parte da imprensa especializada, cadastre-se aqui para receber nossos releases.
Se você deseja fazer parte de nosso Programa de Suporte à Mídia, Eventos e Pesquisas (PESI), contate-nos.
1. Overview e Contexto da Oferta
Os 3 Centros de Conhecimento do Grupo ECC – SRC (Strategy Research Center), TechLab (Technology Laboratory) e XPLab (Experience Lab) – trabalham com uma agenda anual de produção de pesquisas e estudos bastante significativa. São mais de 30 indicadores, 25 setores da economia e 40 práticas de gestão, tecnologia e comunicação transformadas em relatórios analíticos completos e prontos para o uso, ou seja, para suportar uma melhor tomada de decisão.
Essa intensa produção de conhecimento configura a E-Consulting Corp. como um dos principais institutos de pesquisa em gestão, tecnologia e comunicação no cenário nacional e, certamente, a principal empresa 100% nacional produtora de conhecimento do gênero. Além destes estudos que fazem parte da agenda de monitoramento da empresa e que são comercializados no mercado com as principais empresas, governos e associações setoriais, a E-Consulting tem produzido, em média, 3 estudos mensais ad-hoc para seus clientes, oferecendo experiência, knowledge e metodologia para que esses players possam se tornar ainda mais competitivos e assertivos em suas empreitadas estratégicas, mercadológicas e tecnológicas.
As principais linhas de pesquisa e estudo que a E-Consulting tem oferecido aos seus mais 200 clientes desde o ano 2000 são:
- Estudos Setoriais
- Análise de Mercado
- Pesquisas Ad-Hoc
- Análise de Cenários
Os Estudos Setoriais da E-Consulting cobrem os 5 setores-foco da empresa, tanto verticalmente (visão de segmento da economia), como horizontalmente (visão de cadeia de valor). Por isso, os consultores da empresa detêm amplo domínio das forças e variáveis que impactam os setores de Tecnologia, Internet, Telecom, Mídia e Contact Center, ou seja, os setores base da Convergência.
Cada um destes setores é analisado em caráter anual, gerando um relatório profundo e repleto de insights sobre o processo evolutivo, a realidade atual e as principais tendências de impacto na estratégia de cada cliente.
Para conhecer a estrutura básica de um estudo setorial clique aqui.
Já as Análises de Mercado abordam questões específicas de cada mercado, como perfil de consumidores e compradores, análise de concorrência, share of market de players, penetração de novas tecnologias, análise regional, status de desenvolvimento e implementação de determinadas práticas, propensão de investimentos corporativos, dentre outros.
Aqui, é adotada a Metodologia IC3, que considera a Inteligência Competitiva em seus 3 vetores (Mercado, Concorrentes e Clientes) como framework de trabalho e desenvolvimento.
A linha de Pesquisas Ad-Hoc trata de projetos especiais para clientes interessados em liderarem os movimentos competitivos em seus mercados e áreas de atuação. Converse conosco sobre sua necessidade.
Por fim, trabalhamos estrategicamente com nossos clientes na Construção e Análise de Cenários, a fim de compreendermos o caminho crítico de evolução dos setores, práticas e tecnologias, as principais tendências e forças de impacto, o mapa de interesses e de capital associado a cada player e o conjunto de potencialidades que a empresa pode aproveitar a fim de antecipar e/ou se posicionar competitivamente no setor/tema.
2. Benefícios e Diferenciais
Os principais benefícios e diferenciais que a E-Consulting oferece aos seus clientes de Research são:
- Entrega dos relatórios e projetos em multiformato (power-point, word, excel, pdf, web-sites, aplicativos e sistemas de TI, mobile, alertas, dentre outros)
- Apresentação/debate de 2hs sobre os findings e principais recomendações de cada estudo com o corpo diretivo do cliente
- Análises contextualizadas à estratégia corporativa de cada cliente
- Coaching estratégico sobre o tema/prática (condições definidas em conjunto)
- Atualização trimestral (por quarter) do relatório com reunião de 1h sobre os principais movimentos e alterações do setor ou prática analisada para o cliente
- Power-point estruturado para que o cliente possa conduzir apresentações internas
- Acesso gratuito às newsletters e alertas da E-Consulting ligados ao tema contratado pelo cliente
- Possibilidade de condução de fórum, blog ou comunidade temática na empresa
- Garantia de exclusividade em temas de pesquisa ad-hoc por prazo contratualmente delimitado
3. A Quem se Destina
Nossa linha de Research se destina aos clientes líderes em seus mercados que desejam manter posição de destaque, àqueles inovadores que desejam romper a realidade existente e aos entrantes que buscam competir com consistência, melhor conhecimento de possíveis cenários e, portanto, maior potencial de acertos.
Nossos clientes geralmente são empresas entre as TOP 2000, instituições governamentais e associações setoriais. Nossos contratantes são Presidentes, VPs, Diretores, Analistas e Gerentes Seniores responsáveis por entregar respostas claras e assertivas sobre os desafios que o management de suas empresas os impõe.
4. Metodologia, Roadmap e Etapas
A metodologia adotada para cada estudo varia em função do tipo de output esperado pelo cliente e do universo e da base informacional disponíveis.
De qualquer forma, em nossos projetos ad-hoc adotamos um intenso processo de pesquisa e análise de dados e informações que segue 15 Etapas bastante estruturadas: