É notório que com o passar do tempo as empresas têm focado seus próprios recursos em questões mais estratégicas, buscando otimizar seus processos e negócios por meio da terceirização de infra-estrutura, tecnologias, processamento e operações, tarefas essas que são designadas às empresas especializadas em Outsourcing de TI.
Segundo dados do estudo anual realizado pela E-Consulting, Boutique de Projetos líder em criação, desenvolvimento e implementação de estratégias e serviços profissionais em TI, Telecom, Mídia, Internet e Contact Center para grandes corporações, em 2010 as operações de Outsourcing de TI deverão alcançar R$ 18,2 Bi, contra R$ 16,7 Bi em 2009, R$ 15,2 Bi em 2008 e R$ 12,3 Bi em 2007, conquistando um crescimento acumulado de mais de 47% quando comparado a 2007. Frente a um mercado que chegará a R$ 55,8 Bi em investimentos em 2010 (entre software, hardware e serviços), o valor total a ser gasto em Outsourcing será superior a 32% este ano.
O estudo revela que enquanto a terceirização de infra-estrutura já atingiu níveis importantes de penetração, visto que é o setor mais maduro do mercado de Outsourcing, outras duas frentes têm sido responsáveis pelo crescimento deste mercado: a terceirização de Desenvolvimento, que está no meio do caminho em termos de penetração e maturidade, e a implantação de modelos de BPO (Business Process Outsourcing), que ainda é relativamente incipiente em sua versão tradicional e deve crescer. “A percepção das empresas de transferir o back-office para parceiros para se concentrarem em seu core business para garantirem vantagens competitivas ainda é o grande impulsionador do desenvolvimento deste mercado. Mas Desenvolvimento, Gestão e até mesmo Operação de Processamento e Transações, como é comum nos mercados europeu e norte-americano, ganham força e espaço”, ressalta Daniel Domeneghetti, sócio-fundador da E-Consulting Corp., empresa do Grupo ECC, e coordenador do TechLab, unidade do Grupo focada em estudos e pesquisas em TI, Telecom, Mídia, Internet e Call Center, responsável pelo presente estudo.
A gestão da terceirização de TI deixou de ser alvo apenas para a implantação de equipamentos sofisticados ou de sistemas de última geração e passou a ser adotada para práticas administrativas e operacionais, processos, expertises em governança corporativa e de aplicações voltadas à competitividade. “Quando não se deseja abrir mão dessas atividades core de TI, a terceirização da parte de menor valor agregado em TI (essencialmente infra-estrutura, hardware e software) se torna a tônica em muitas empresas, permitindo que ela se concentre em atividades mais estratégicas de TI”, finaliza o executivo.
Sobre a E-Consulting Corp. (www.e-consultingcorp.com.br)
A E-Consulting® Corp., empresa do Grupo ECC, é uma Boutique de Projetos e Conhecimento 100% brasileira, especializada nos setores e práticas de TI, Internet, Mídia, Telecom e Contact Center. Líder na criação, desenvolvimento e implementação de estratégias e serviços profissionais em TI, E-Business e Comunicação Digital, a empresa atua no tripé Consultoria de Negócios, Análise e Desenvolvimento Tecnológico e Comunicação 360o., desenvolvendo projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias, associadas às metodologias golden-standard de mercado. Formada por aproximadamente 90 profissionais multidisciplinares, com vasta experiência em bancos de investimentos, agências de publicidade, empresas de consultoria e tecnologia, seu modelo de negócios e atuação reúne somente clientes preferenciais, parcerias duradouras, metodologias comprovadas, experiências únicas, serviços exclusivos, atendimento personalizado e foco em resultados.