IT Web, Agosto, 2011
As redes sociais têm sido a parte mais dinâmica e influente da Internet nos últimos anos, e o Brasil já é considerado um dos líderes mundial em adesão e utilização. Elas contam com a participação ativa de um público multiplataformas, sedento por colaborar, que ao mesmo tempo em que postam vídeos, fazem upload de fotos, acessam amigos, se engajam em comunidades, aderem a causas e campanhas, comentam em blogs, opinam sobre tudo e todos, inclusive sobre produtos, marcas e empresas.
No universo corporativo, as redes sociais vêm ganhando espaço, relevância e orçamento no dia a dia das companhias, uma vez que além de seu papel comercial e relacional com clientes, consumidores e diversos públicos de interesse, tocam num ponto fundamental para as empresas: sua Reputação. “Participar ou não das redes sociais não é uma opção que cabe à companhia, já que discussões sobre suas marcas, produtos e iniciativas acontecem à sua revelia nesses diversos canais colaborativos e, mais ainda, seus clientes, funcionários, concorrentes, entre outros públicos, também já fazem parte”, destaca Thiago Assis, consultor de negócios sênior da E-Consulting e gerente do projeto.
Quando o assunto é rede social, além da Reputação, outro fator tem sido preponderante nas discussões corporativas: a Multicanalidade. Neste novo cenário, as empresas têm se estruturado e realizado investimentos significativos em marketing, branding, relacionamento, engajamento e até ação comercial nas redes sociais. No entanto, no mercado latino-americano, não há registro de rankings que façam análises das diversas iniciativas dessas empresas, com comparativos de companhias do mesmo setor, entre outros indicadores que apresentem o desenvolvimento desta nova realidade.
Pensando nisso, a E-Consulting Corp., empresa líder, desde 2002, em Estratégia e Competitividade Digital para as 1000 maiores empresas do país, apresenta o POL® (Índice de Presença Online) – que avalia e rankeia a visão multicanal das empresas aplicada às redes sociais, ou seja, como as companhias têm efetuado iniciativas de BVR (Branding, Vendas e Relacionamento) nos diversos pontos de contato de natureza compartilhada e colaborativa com seus stakeholders, se reconhecem as diferentes redes sociais e suas funcionalidades, entre outros pontos.
Realizado pelo Centro de Estudos XPLab (Experience Lab), do Grupo ECC, em parceria com a E-Consulting Corp., o estudo foi realizado com mais de 130 empresas brasileiras, entre as 1000 maiores do país, com faturamento conjunto superior a R$ 520 bilhões, reconhecidamente líderes nacionais em mais de 20 setores da economia, como bens de consumo, varejo, energia, farmacêutico, petroquímica, telecomunicações, entre outros.
O estudo destaca que o desafio da próxima onda digital de competividade será explorar as redes sociais de forma estruturada para a geração de inovações, oportunidades comerciais e agregação de valor para todos os envolvidos. “As mídias sociais tornarão mais fácil o processo das empresas ouvir, interagir e colaborar com seus stakeholders, porém, à medida que volume de interações crescer, a capacidade de monitorar, relacionar e gerenciar ficará cada vez mais complexa.”, destaca Daniel Domeneghetti, sócio fundador da E-Consulting e coordenador do projeto.
Sobre o POL® – Índice de Presença Online
O POL® avalia e rankeia a atuação visão multicanal das empresas aplicada às redes sociais, ou seja, como as companhias têm efetuado iniciativas de BVR (Branding, Vendas e Relacionamento) nos diversos pontos de contato de natureza compartilhada e colaborativa com seus stakeholders, se reconhecem as diferentes redes sociais e suas funcionalidades, entre outros pontos. É, portanto, um indicador que mede a força da empresa e de sua marca nas redes sociais, a partir de seu alcance, capilaridade, multicanalidade, freqüência e intensidade de discussões e interações com suas marcas nesses multicanais.
Sobre a E-Consulting Corp.
A E-Consulting® Corp., empresa do Grupo ECC, é uma Boutique de Projetos e Conhecimento 100% brasileira, especializada nos setores e práticas de TI, Internet, Mídia, Telecom e Contact Center. Líder na criação, desenvolvimento e implementação de estratégias e serviços profissionais em TI, E-Business e Comunicação Digital, a empresa atua no tripé Consultoria de Negócios, Análise e Desenvolvimento Tecnológico e Comunicação 360o., desenvolvendo projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias, associadas às metodologias golden-standard de mercado. Formada por aproximadamente 90 profissionais multidisciplinares, com vasta experiência em bancos de investimentos, agências de publicidade, empresas de consultoria e tecnologia, seu modelo de negócios e atuação reúne somente clientes preferenciais, parcerias duradouras, metodologias comprovadas, experiências únicas, serviços exclusivos, atendimento personalizado e foco em resultados.
Fonte: IT Web