E-Consulting Apresenta Estudo do Setor de e-Learning

Comunique-se Portal de Comunicação, Outubro, 2011

( São Paulo, São Paulo, Brasil – Comunique-se – ) A E-Consulting Corp., empresa líder, desde 2002, em Estratégia e Competitividade Digital para as 1000 maiores empresas do país, apresenta estudo exclusivo sobre o mercado de e-Learning no Brasil. Realizado anualmente pelo Centro de Estudos em Tecnologias do Grupo ECC – TechLab, a pesquisa contou com a participação de 312 empresas no Brasil e, também, entrevistas com executivos de 25 companhias sobre suas estratégias e perspectivas de investimento.

Segundo o estudo, em 2010, o setor de ensino à distância teve um aumento de 15%, comparado ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 704 milhões de faturamento. No primeiro semestre de 2011, o mercado movimentou R$ 482 milhões e, segundo as análises da E-Consulting, a estimativa para o final do ano é que o setor supere as taxas de crescimento dos últimos quatro anos e fature R$ 927 milhões, que representarão mais de 30% de aumento em relação a 2010.

Impulsionado pelos subsegmentos de Serviços, Conteúdo, Software e Hardware, o mercado brasileiro de e-Learning deverá movimentar cerca de R$ 2,15 bilhões em 2014, alcançando um CAGR de 15% no período.

Para Thiago Assis, consultor de negócios sênior da E-Consulting e gerente do estudo, “à medida que avançamos como sociedade do conhecimento, o e-Learning se tornará inevitável e parte integral da maneira como aprendemos. Adicionalmente, melhorias na infraestrutura de comunicação e novas tecnologias em software e hardware têm contribuído para a ‘distribuição’ de conhecimento por meios digitais.”, ressalta o executivo.

A demanda por produtos e serviços deste setor tem sido impulsionada tanto por empresas quanto por alunos. As companhias, diante do acirramento da competição e da maior necessidade por inovação, enxergam no e-Learning uma alternativa eficiente, em termos de velocidade, para promover o treinamento de seus colaboradores. Os mesmos benefícios são percebidos pelos alunos que, diante da crescente obsolescência do conhecimento e do interesse em investir em suas carreiras, enxergam no e-Learning um meio de adquirir conhecimento de forma fácil e ágil.

O estudo mostra, ainda, que o baixo custo e a rápida implantação das tecnologias de e-Learning, também são fortes atrativos para esses usuários – empresas e alunos – que impulsionam o setor. “Tanto a empresa, que passa a enxergar a educação corporativa como investimento e não custo, quanto o aluno, que faz uso do e-Learning, também, como base para aumento da remuneração e novas oportunidades de emprego, são atraídos facilmente pelo ensino à distancia, pois os custos são mais acessíveis do que um treinamento presencial.”, finaliza Daniel Domeneghetti, sócio fundador da E-Consulting e coordenador do estudo.

Fonte: Comunique-se Portal de Comunicação

Compartilhe este artigo

Newsletter

Junte-se a mais de 150.000 gerentes de marketing que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de mídia social diretamente em sua caixa de entrada.