Portal Decision Report – Maio, 2013
Segundo levantamento da E-Consulting, o comércio eletrônico no Brasil deve movimentar cerca de R$ 43,3 bilhões em 2013, registrando um crescimento de 26% em relação ao ano anterior. O estudo revela, que entre as três categorias que compõem o índice, o turismo é uma das classes mais promissoras, pois tem a estimativa de crescer em 31% durante todo o ano.
Entre os principais fatores que têm impactado no crescimento deste setor estão o aumento do poder aquisitivo das classes C e D, programas de estímulo ao turismo interno no Brasil por parte do Governo Federal, além do crescimento do volume de viagens de negócios.
Já a categoria bens de consumo online deve representar um crescimento de 27,3%. O destaque fica por conta do aumento da participação de itens de maior valor agregado, como eletrônicos e eletrodomésticos. Umas das razões que tem facilitado a aquisição de produtos mais caros é a disseminação das práticas de financiamento ao consumo online feitas por grande parte das operações de e-commerce.
Por fim, está o segmento de automóveis, que envolve transações de carros, motos e peças. A categoria deve registrar uma taxa de crescimento de apenas 20,6%. Elementos como maturidade e forte crescimento nos últimos anos são vistos como as causas consequentes para o setor apresentar uma evolução menos expressiva se comparada às demais subcategorias.
Medido há dez anos, o cálculo do VOL, inclui em sua soma a potencialização do e-commerce B2C (do inglês, Business to Consumer) nas modalidades tradicional, mobile-commerce, social commerce e compras coletivas, além do C2C ( do inglês, Consumer to Consumer).