InfoMoney – Janeiro, 2014
Se você pudesse escolher o melhor site de autosserviço qual seria a sua opção? Uma pesquisa realizada pela E-Consulting, encomendada pela Revista Consumidor Moderno, mostra que o site do Itaú-Unibanco é o melhor do Brasil quando se trata de oferecer recursos para o usuário.
Apesar disso, o levantamento se mostrou preocupante, pois as páginas foram avaliadas como regulares quanto a maneira como as plataformas digitais foram desenvolvidas. O site que lidera o ranking, por exemplo, teve uma pontuação média de 3,75.
A pesquisa contou com a participação de 20 internautas, que visitaram os 65 sites avaliados durante 60 dias (de agosto a outubro de 2013) e examinaram todos os critérios continuamente, atribuindo notas a cada um deles. Veja abaixo a lista dos melhores sites e suas notas:
Itaú-Unibanco lidera ranking dos sites de autosserviço
A partir de hoje o limite mínimo de velocidade da internet é de 70%
Site permite fazer financiamentos coletivos de casamento e viagens
Lista de sites não recomendados pelo Procon já reúne mais de 300 endereços
Empresas | Pontuação |
---|---|
Fonte: E-Consulting | |
Itaú-Unibanco | 3.75 |
Extra | 3.62 |
Pão de Açúcar | 3.62 |
Netshoes | 3.5 |
Vivo | 3.5 |
Americanas | 3.37 |
Livraria Cultura | 3.37 |
Magazine Luiza | 3.37 |
Azul | 3.25 |
Decolar.com | 3.25 |
Considerando somente os sites transacionais como, bancos, e-commerce e seguradoras, a pesquisa considerou oito critérios essenciais para a análise, sendo eles usabilidade; acessibilidade ao conteúdo; resolutividade/suporte à decisão; colaboração do usuário; integração entre usuários; confiabilidade e funcionalidades de autosserviços e atendimento/integração com SAC/SAC Online.
Segundo o especialista internacional em relações de consumo e varejo, Roberto Meir, não foi avaliado o quesito reclamação. “Buscamos entender e mostrar o que faz de um site uma boa ferramenta de relacionamento por meio da capacidade dele oferecer uma navegação simples, inteligível, lógica e amigável ao cliente.”
Meir ainda chamou atenção para as baixas pontuações nos critérios integração e colaboração entre os usuários. “Alguns sites até disponibilizam links para as redes sociais, mas não existe uma preocupação em operacionalizar relacionamentos mais profundos e intensos, fóruns ou qualquer outro tipo de interação”, afirma o especialista.