Bens de consumo serão os mais vendidos na internet em 2108, prevê pesquisa da E-Consulting Corp.

Roraima Hoje, Junho, 2018

Produtos de saúde e beleza vão liderar o volume transacional que ocorrerá no segmento na internet

Com um tíquete médio esperado de R$ 319 para 2018, as expectativas para as compras de produtos de bens de consumo na internet devem superar a marca de R$ 313 do ano passado, conforme previsão da E-Consulting, pertencente à DOM Strategy Partners, a primeira consultoria focada em estratégia corporativa, 100% nacional.

Com isso, há uma expectativa no aumento da frequência de compras na web, ocasionando queda nos preços no e-commerce. De acordo com o levantamento da consultoria, que envolveu 3.613 entrevistados para saber quais produtos vão estar na cesta de compra virtual do brasileiro, os artigos de saúde e beleza serão os mais comprados do período.

A venda maquiagens, dermocosméticos, perfumes, entre outras mercadorias, representará 22% do volume que será transacionado no mercado de bens de consumo na internet, que tem a previsão de arrecadar na sua totalidade 42, 7 bilhões neste ano.

Em seguida, aparece a categoria de moda e acessórios com 18% de participação dentro varejo online brasileiro. Nesta subcategoria, roupas e sapatos vão liderar as aquisições do comprador virtual. Já os eletrodomésticos, como geladeiras, fogões, lavadoras, entre outros produtos de bens duráveis devem representar 17% do volume transacional de bens de consumo. A expectativa se equipara ao de itens de informática, que também poderá registrar 17%.

Fechando o ranking, os eletrônicos, incluem-se aí televisores, celulares, máquinas fotográficas e afins, serão responsáveis por movimentar a parcela de 14% do volume esperado para o e-commerce brasileiro.

Motivadores de compra – O que te faz comprar pela internet? Segundo 64% dos entrevistados na pesquisa da E-Consulting, o fator “preços competitivos” é o principal motivador de compra na web. Em seguida, com 49% da preferência dos respondentes, vem o item “facilidades de pagamentos oferecidas pelas virtuais e meios de pagamentos seguros”, tendo uma alta de 4% em relação ao ano passado, que tinha a confiança de apenas 45% dos consumidores ouvidos pela consultoria.

Já a comodidade não é mais levada em conta para o internauta comprador. De acordo com o levantamento, este item teve uma queda de 6%, se comparado a 2017, caindo de 52% para 46% na preferência do e-consumidor.

“Uma constatação interessante ligada à recente onda de ciberataques ocorridas em proporções intercontinentais em 2017, na qual afetou a confiança do consumidor em navegar com segurança na internet, mesmo que muitos sites sendo protegidos”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da E-Consulting.

Indicações e recomendações também já não estão entre os benefícios mais relevantes na hora de decidir a compra na internet. A análise aponta que 47% dos entrevistados escolheram este item. No ano passado a taxa foi de 56%.

O índice do varejo online (VOL) é calculado pela E-Consulting a partir da soma trimestral das vendas online ocorridas nas lojas virtuais de automóveis, bens de consumo e turismo. O cálculo inclui em seu montante o e-commerce B2C (Business to Consumer) nos formatos tradicional, mobile commerce, social commerce e compras coletivas, bem como o nicho de C2C (Consumer to Consumer).

A DOM Strategy Partners é a primeira consultoria focada em estratégia corporativa, 100% nacional. Pertencente à Holding ECC, também proprietária da E-Consulting Corp., a empresa oferta em seu portfólio de serviços profissionais práticas e metodologias como planejamento estratégico corporativo, gestão de ativos intangíveis, gestão do conhecimento e da inovação, inteligência competitiva e estratégia de marketing.

A empresa desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias, criadas em seus 3 centros de pesquisas e estudos (SRC – Estratégia e Negócios, TechLab – Tecnologia e Processos, XPLab – Comunicação e Marketing), associadas a metodologias golden standard de mercado.

Com cerca de 20 consultores com vasta experiência em empresas de consultoria internacional e bancos de investimento, a DOM trabalha somente com clientes preferenciais e atendimento personalizado, garantindo assim performance superior e foco centrado em resultados comprovados.

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