Portal Ecommerce Org – Março, 2014
Pesquisa sobre B2B aponta crescimento nesse segmento do e-commerce
B2B é a sigla utilizada para representar os negócios realizados entre empresas por meio de transações digitais. Segundo a E-consulting O total de negócios B2B foi de R$ 53,8 bilhões no segundo trimestre contra R$ 38,2 bilhões no primeiro trimestre de 2004.
O comparativo entre o quarto trimestre de 2003 e o primeiro de 2004 aponta também uma queda do B2B Companies, de R$ 38,3 bilhões, de outubro a dezembro de 2003, para R$ 29,8 bilhões no período de janeiro a março deste ano. Já o B2B E- Markets evoluiu de R$ 5,8 bilhões para 8,4 bilhões no mesmo período.
Tanto o faturamento do B2B Companies quanto o do B2B E-Markets aumentaram do período de janeiro a março de 2004 e de abril a junho. O B2B Companies subiu de R$ 29,8 bilhões para R$ 42,8 bilhões, somando um total de R$ 142,7 bilhões do período do terceiro trimestre de 2003 a junho de 2004. Neste mesmo período o total do B2B E-Markets foi de R$ 172,8 bilhões e um crescimento de R$ 38,2 bilhões para R$ 53,9 bilhões do terceiro trimestre do ano passado a junho deste ano.
De acordo com Daniel Domeneghetti, diretor de estratégia e conhecimento da E-Consulting Corp. e Vice Presidente de Métricas e Conhecimento da Camara e-net, as operações B2B on-line no país ainda apresentam resultados tímidos perante a pujança de nossa economia off-line. Isso porque as cadeias de valor setoriais no país possuem em sua maioria empresas de médio, pequeno e micro portes. Ou seja, como a cadeia não está digitalizada, de nada adiantaria às grandes e multi (altamente tecnológicas e integradas) tentarem efetuar suas transações on-line. É algo como jogar ping-pong sozinho, dado que não há resposta. “O buraco é mais embaixo. É de inclusão empresarial”, diz ele.