Pagamento Digital, Agosto, 2011
Se o anunciante brasileiro demorou a sentir a necessidade de se destacar na internet, que se mostrou imperiosa ao longo da década passada, a mesma falta de tato pode ser observada hoje com relação às mídias sociais — terreno em que queixas e elogios de consumidores são organizados e, portanto, ganham mais visibilidade do que se estivessem esparsos na web.
A E-Consulting Corp. mediu o índice de presença on-line (POL) de mais de 130 das 1000 maiores empresas do País e, dentre as 15 melhores colocadas no ranking, apenas três são marcas 100% nacionais: Natura (5ª), TV Record (9ª) e Petrobras (11ª).
“Participar ou não das redes sociais não é uma opção que cabe à companhia, já que discussões sobre suas marcas, produtos e iniciativas acontecem à sua revelia. E mais: seus clientes, funcionários e concorrentes também já fazem parte delas”, declarou Thiago Assis, consultor de negócios sênior da E-Consulting e gerente do projeto. A consultoria rastreou YouTube, Twitter, LinkedIn, Reclame Aqui, Google, Facebook e Orkut — estes dois últimos, segundo dados da ComScore do fim de julho, detêm 24,4 milhões e 35,68 milhões de usuários únicos, respectivamente.
Confira as 10 marcas melhores colocadas no ranking da E-Consulting Corp.
1. Coca-Cola
2. Google
3. Apple
4. Fiat
5. Natura
6. Ford
7. Volkswagen
8. Nokia
9. TV Record
10. IBM