Blog da Week, Agosto, 2011
Estudo inédito avalia como empresas lidam com mídias sociais no Brasil. Das 15 melhores, só quatro são nacionais.
Se o anunciante brasileiro demorou a sentir a necessidade de se destacar na internet, que se mostrou imperiosa ao longo da década passada, a mesma falta de tato pode ser observada hoje com relação às mídias sociais — terreno em que queixas e elogios de consumidores são organizados e, portanto, ganham mais visibilidade do que se estivessem esparsos na web.
A E-Consulting Corp. mediu o índice de presença on-line (POL) de mais de 130 das 1000 maiores empresas do País e, dentre as 15 melhores colocadas no ranking, apenas quatro são marcas 100% nacionais: Natura (5ª), TV Record (9ª), Petrobras (11ª) e TAM (15ª).
“Participar ou não das redes sociais não é uma opção que cabe à companhia, já que discussões sobre suas marcas, produtos e iniciativas acontecem à sua revelia. E mais: seus clientes, funcionários e concorrentes também já fazem parte delas”, declarou Thiago Assis, consultor de negócios sênior da E-Consulting e gerente do projeto. A consultoria rastreou YouTube, Twitter, LinkedIn, Reclame Aqui, Google, Facebook e Orkut — estes dois últimos, segundo dados da ComScore do fim de julho, detêm 24,4 milhões e 35,68 milhões de usuários únicos, respectivamente.
Outro dado comparativo importante mostra que não necessariamente a verba investida no meio virtual se reverte em percepção positiva por parte dos internautas. Das 15 empresas que lideram a lista, apenas Coca-Cola (1ª) e Fiat (4ª) estão no grupo dos dez maiores anunciantes da internet brasileira, segundo o Especial Agências & Anunciantes 2011 de Meio & Mensagem. Neste ranking, a Coca-Cola ficara em 9º lugar, com R$ 24,546 milhões investidos, e a Fiat, em 7º, com R$ 31,443 milhões.
Confira as 15 marcas melhores colocadas no ranking da E-Consulting Corp.
1. Coca-Cola
2. Google
3. Apple
4. Fiat
5. Natura
6. Ford
7. Volkswagen
8. Nokia
9. TV Record
10. IBM
11. Petrobras
12. Microsoft
13. Toyota
14. Motorola
15. TAM
Fonte: Blog da Week