New Trade / Noticias, Março 2020
O estudo “A Transformação Digital no Brasil 2019”, feito pela consultoria E-Consulting, trouxe um panorama do impacto da transformação digital no varejo brasileiro. O levantamento desenvolveu uma espécie de régua para medir o ritmo da maturidade digital de mais de 50 marcas que atuam em diversos nichos do varejo, tais como supermercados, drogarias, turismo, entretenimento, dentre outros serviços. Desta avaliação, a consultoria ranqueou as 15 melhores colocadas.
A Amazon foi considerada a empresa com iniciativas digitais mais maduras, com nota 8,14, numa escala de 0 a 10, após entrevistas realizadas com 847 lideranças, entre CEOS, CMO’s e CIO’s.
O Magazine Luiza ficou na segunda posição, garantindo 8,12 pontos. O McDonald’s, o Mercado Livre e a Starbucks completam as cinco primeiras colocações do ranking.
Dentre as razões para a companhia de Jeff Bezos ser a mais lembrada pela maioria dos executivos foi a evolução da marca quando se pensa em transformação digital nos negócios.
Uma das primeiras a popularizar o conceito no mundo, quando começou a vender livros na internet, a Amazon ampliou o seu portfólio e suas fontes de receita a partir de uma linha de atuação baseada na inovação e transformação digital.
“Tudo que é produzido pela Amazon denota inovação atrelada à faturamento, seja com publicidade, passando por streaming de vídeo, até rede de supermercados. A transformação digital é tangível e vista sob os olhos de todos, mesmo para aqueles que não consomem os seus produtos”, diz Daniel Domeneghetti, coordenador do estudo e CEO da E-Consulting.
Para chegar ao resultado final, foram avaliados atributos como: ofertas digitalmente nativas, ações estratégicas inovadoras, jeitos de trabalhar, multicanais próprios, posicionamento e cultura digital.