O Melhor das Franquias, Agosto, 2017
De acordo com a estimativa da consultoria E-Consulting, o comércio eletrônico brasileiro deve crescer perto de R$ 64,1 bilhões este ano. O valor é 2,72% maior do que foi apresentado ano passado, R$ 62,4 bilhões, em que houve queda.
A consultoria ainda identifica que o comércio eletrônico representa apenas 5% do universo varejista. As razões apontadas são a cultura conservadora tanto das empresas, quanto do consumidor. “A falta da cultura ao online e de tecnologias que possibilitam essa migração emperram a evolução digital no comércio. Há raras exceções de marcas que já nasceram com cerne digital”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da E-Consulting.
O cálculo da consultoria é feito a partir da soma das vendas online nas lojas virtuais de automóveis, bens de consumo e turismo. Ainda inclui em sua soma a potencialização do e-commerce B2C (Business to Consumer) nas modalidades tradicional, mobile commerce, social commerce e compras coletivas, além do C2C (Consumer to Consumer).