Jornow– Janeiro, 2014
Top 5 ranking Mais Valor Produzido (MVP), criado pela Dom Strategy Partners, analisou a interação das empresas com os seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade. Facebook, UOL e Sky também estão presentes na lista.
Com o intuito de avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, a DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, criou o ranking MVP (Mais Valor Produzido) – Mídia e Internet. A listagem contém as cinco empresas das áreas que mais produziram valor para os seus stakeholders neste ano.
De acordo com o levantamento, Google, TV Globo, Facebook, UOL e Sky foram as empresas que mais geraram valor neste ano a partir da interação com os seus diferentes públicos. Para chegar ao resultado final, o estudo avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
“O objetivo do MVP é ir além das questões de audiência e popularidade dos veículos de comunicação. A ideia é entender como o mercado midiático dialoga, constrói e mantém a sua capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e indicadores, que reverberam em credibilidade, imagem positiva e eficácia de seu motor competitivo”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders.
A partir da premissa do conceito EVM, as principais companhias de mídias e internet passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.