Blog do CallCenter, Setembro, 2012
O que efetivamente distingue empresas vencedoras e perenes daquelas de brilho fugaz? Em busca dessa resposta, Roberto Meir, Presidente do Grupo Padrão e Daniel Domeneghetti, CEO do Grupo ECC (E-Consulting Corp), foram estudar as razões do sucesso de companhias com orientação à oferta de qualidade de serviços, capacidade de entrega, inovação e respeito ao consumidor.
O resultado está no livro “Feitas para o Cliente”, com depoimentos de 53 CEOs e Presidentes que revelam histórias e ideias sobre gestão com foco no cliente e exemplos de decisões que redefiniram os rumos dessas companhias. Esse documento inédito contou com apoio de oito pesquisadores, durante quase um ano, que ajudaram a desconstruir conceitos de gurus de gestão. Não se trata de uma obra que mostre “Verdadeiras Empresas Feitas para o Cliente”, mas sim das lições que foram extraídas de práticas dessas empresas, combinadas aos resultados de extensas fontes de dados para orientar como construir uma autêntica empresa orientada para o cliente. E que uma empresa nestes moldes pode ter mais chances de sucesso e perenidade.
“Os livros costumam tratar de temas como liderança e investimentos, mas se eximem de mostrar um vetor de sucesso das empresas feitas para vencer e durar. E nós acreditamos que têm maiores chances de alcançar o sucesso longevo aquelas com vocação e ciência em ter foco no cliente, o que não significa, em absoluto, ceder sempre ou acreditar na premissa de que o cliente é o Rei. Aliás, esta crença é o caminho mais curto para o cemitério corporativo”, ressalta Roberto Meir, que desde os anos 90 pesquisa as nuances relativas ao comportamento do consumidor no Brasil e em diversos países, sendo reconhecido como especialista internacional em relações de consumo.
Segundo Roberto, a prioridade foi fugir da elaboração de uma lista de empresas vitoriosas: “Não quisemos fazer isso porque essas análises estão sujeitas a caducar. As estrelas do livro são as práticas cotidianas das empresas para com o cliente. O foco foi entender como elas agem buscando sua satisfação e encantamento, a fim de garantir maiores chances no jogo da sobrevivência. Nesse sentido, o livro vai contra o caminho feito por Jim Collins e outros autores. Também não faz críticas a esse tipo de metodologia, porque Nassim Taleb, Clayton Christensen, Clemente Nóbrega, entre outros, já o fizeram. O caminho que seguimos permite que algumas das empresas analisadas possam até ser vendidas, mas em nada isso irá anular a análise feita”, completa.
A quem se destina este livro
- Se você é líder de uma companhia estabelecida, CEO ou presidente, veja o que seus pares pensam, fazem e dizem. Entrevistamos pessoalmente 53 dos mais relevantes… e descortinamos sua visão de empresa e sobre o tema clientes.
- Se for um diretor, vice-presidente ou gerente-executivo relembre os fundamentos básicos que suportarão sua melhor tomada de decisão.
- No caso de ser um executivo, gerente ou superintendente entenda os conceitos imutáveis e relevantes que fazem com que você coloque no trilho certo suas decisões de carreira.
- Se for analista, trainee, estagiário ou recém-formado simplesmente comece certo.
- Em sendo consultor, analista de mercado, pesquisador ou professor beba desta fonte e use o que achar relevante, correto ou simplesmente útil.
- Caso trabalhe na mídia especializada ou na mídia de negócios, on-line ou off-line… enfim, se gera conteúdo relacionado aos temas aqui abordados tem muita coisa legal para servir de referência, consulta, insight
- Se você é profissional de marketing, relacionamento, atendimento, vendas, marcas, comunicação, web, produtos, serviços, inovação, sustentabilidade ou qualquer atividade minimamente ligada ao cliente e sua gestão e satisfação porque é quase tudo que você precisa saber para se reciclar com as verdades absolutas e com as novas verdades absolutas.
- Se não se encaixa em nenhuma das categorias anteriores obrigado pela preferência.
consumidormoderno.uol.com.br/feitas-para-o-cliente
Fonte e créditos: Consumidor Moderno