E-Commerce News, Agosto, 2011
O Índice do Varejo Online (VOL), indicador desenvolvido pela E-Consulting e composto pela soma dos volumes das transações de automóveis, turismo e bens de consumo no e-commerce, mostrou que o varejo eletrônico brasileiro movimentou R$ 15,9 bilhões na primeira metade de 2011, crescimento de 19,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Entre os setores que obtiveram melhor desempenho, Turismo e Bens de Consumo se destacaram, com índices de 29% e 20,9%, respectivamente. No entanto, apesar de crescer 10,9% o setor de automóveis apresentou o pior desempenho entre os avaliados.
Para 2011, o comércio de Bens de Consumo (duráveis e não duráveis) em lojas virtuais deve superar a taxa crescimento do varejo físico, alavancando aproximadamente 20,2% para 13,1 bilhões de reais.
Já o Turismo, que apresentou o melhor resultado em 2010 (33% ou 6 bilhões de reais), deve repetir o bom momento e faturar R$ 7,3 bilhões em 2011, aumento de 22% em comparação de base anual. O setor de automóveis deve transacionar R$ 9,7 bilhões este ano, o que significa que juntos os três setores devem movimentar 30,1 bilhões de reais em 2011.
O estudo também constatou que existem 73,3 milhões de usuários domésticos no Brasil, sendo que 22,4 milhões já realizaram ao menos uma compra pela internet. Os e-consumidores também fecharam mais compras na primeira metade deste ano, com um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2010.
As compras feitas com cartão foram as mais populares, segundo o estudo, com 56% das transações sendo realizadas através dessa modalidade. O uso de boleto bancário aparece como segundo na preferência dos consumidores, com um índice de 31%.
Fonte: E-Commece News