A Convergência Distribuída

A mobilidade está cada vez mais presente em nossas vidas, seja pessoal ou profissional. Os fenômenos da universalização da telefonia celular, da Internet e, mais recentemente, das tecnologias de conectividade transformaram drasticamente a maneira de se relacionar, trabalhar, comunicar e divertir-se.

A massificação da Web como meio de comunicação, interação, busca de informações e entretenimento tem acelerado sobremaneira a disseminação e compartilhamento da informação, possibilitando que cada indivíduo conectado à rede possa ser um agente ativo, um hub de informações interconectado a diversos outros colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros… enfim, à toda a sua rede de relacionamentos.

Ferramentas e dispositivos de comunicação móvel, assim como ambientes cada vez mais convergentes, são cada vez mais importantes para o sucesso profissional de colaboradores e executivos, uma vez que a necessidade por informações, colaboração e comunicação é variável mais e mais decisiva e impactante na competitividade pessoal e, por decorrência, corporativa.

Com a evolução dos ambientes e tecnologias baseadas na Web, a integração de dados e informações proporcionaram maior agilidade, prontidão, melhor planejamento, custos menores e melhor atendimento e colaboração entre todos os envolvidos nas diversas cadeias de valor, propiciando melhores índices de níveis de serviços, redução nos custos de processamento, armazenamento e distribuição e uma maior capacidade de gerar, tratar e utilizar informações entre fornecedores e clientes.

Não somente as formas de comunicação, interação e relacionamento mudaram, como também indústrias inteiras foram afetadas pela mobilidade, pelo acesso e utilização anytime-anywhere da comunicação, da informação, dos aplicativos e ambientes, efetivamente mais convergentes.

A comunicação corporativa passa a ser uma atividade cross e não mais específica de uma área, assim como a colaboração em projetos ganha participantes multidisciplinares com visões e experiências complementares. Os ambientes colaborativos promovem o palco ideal para que, de forma organizada e “controlada”, revele-se o conhecimento individual, ao passo que potencializa o conhecimento corporativo. Vídeos, áudio e animações passam mensagens e conhecimentos mais lúdicos, sem perder a seriedade de seu propósito.

Tecnologias como Cloud Computing presumem que não mais precisaremos ter softwares, sistemas, aplicativos, hardwares e arquivos em nossos computadores. Agora, eles estarão em algum lugar, mais precisamente na “nuvem”, formada por uma intrincada rede de servidores, computadores e plataformas que, interconectados, possibilitam a entrega de aplicativos de edição de texto, planilhas, apresentações, edição de imagem, softwares de gestão de relacionamento com clientes, dentre outros.

Assim, softwares e aplicativos podem ser utilizados ou acessados remotamente, num modelo de serviços onde o usuário paga pelo uso e não pela posse, acessa a informação desejada sem a necessidade de pesados sistemas e potentes hardwares. De posse de um browser e uma boa conexão à Internet, acessa-se um computador de alta performance, sem a necessidade de altos investimentos em hardware.

A adoção em massa dos meios digitais fez surgir novos elos nas cadeias de valor, ressaltando a importância de agentes que passaram a ser ativos e decisivos nos resultados de percepção de imagem, credibilidade e posicionamento das empresas. No mundo digital, as redes de consumidores se formam a cada minuto, redes de relacionamento trocam informações sobre marcas, produtos e serviços, influenciando milhares de agentes que interagem ou apenas observam o desenrolar de temas e assuntos variados.

Não há dúvida que a convergência digital aliada à mobilidade gera ganhos em toda a cadeia de valor, promovendo maior eficiência, produtividade e competitividade, além de ampliar consideravelmente as oportunidades de utilização e aproveitamento dos benefícios diretos decorrentes deste novo cenário convergente.

Compartilhe este artigo

Newsletter

Junte-se a mais de 150.000 gerentes de marketing que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de mídia social diretamente em sua caixa de entrada.